quarta-feira, 16 de março de 2011

Armas da Primeira Guerra Mundial

         Durante a Primeira Guerra Mundial, os combates a curta distância nas                                       trincheiras, levaram à necessidade de armas fácilmente manejáveis em                  espaçõs restritos. Para essa função os alemães utilizaram as versões Carabinas das suas pistolas Mauser C96 e Parabellum, que consistiam essencialmente no acrescentamento de uma coronha às armas, permitindo-lhes um tiro mais preciso.
As principais armas utilizadaa pela infantaria inglesa foi um rifle capaz de realizar 15 disparos por minuto e atingir um alvo a 1.400 m; metralhadoras 4/6 que requeria superfície plana e 12 homens para ser manejada. Elas tinham, entretanto, o poder de fogo de 100 armas.

Zeppelin – Um dirigível desenvolvido pelo Alto Comando Alemão como a arma definitiva, foi usado em bombardeios pelos alemães. Eles transportavam metralhadoras e bombas. No entanto, elas foram abandonadas porque eram fáceis de ser alvejados.
Tanque
Os tanques foram utilizados pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, na batalha do Somme. Eles foram desenvolvidos para lidar com as condições sobre a Frente Ocidental. O primeiro tanque foi chamado "Little Willie" e necessitava de uma tripulação de 3. Sua velocidade máxima foi de 3 mph e não era capaz de atravessar trincheiras.

The more modern tank was not developed until just before the end of the war. Tanques mais modernos, capazes de abrigar um tripulação de 10 homens e dotados de uma torre giratória que poderia chegar a 4 mph só foram desenvolvidos um pouco antes do fim da guerra. 
Aviões também foram utilizados pela primeira vez. A princípio para despejar bombas e realizar missões de espionagem, mas se tornaram ferozes armas munidas de metralhadoras, bombas e algumas vezes canhões. Combates entre dois aviões no céu ficaram conhecidos como 'dogfights' (briga de cachorros)

Alemães utilizaram torpedos nos submarinos para bombardear navios que transportavam provisões provenientes dos Estados Unidos da América para a Grã-Bretanha.

Os alemães torpedearam o navio de passageiros Lusitânia em 1º de maio de 1915, que afundou com uma perda de 1.195 vidas, o que motivou a entrada dos americanos à guerra em 1917 ao lado dos aliados. 

As armas químicas foram usadas em larga escala. O cientista alemão Fritz Harber, ganhador do Prêmio Nobel de Química por suas pesquisas sobre a síntese da amônia, propôs, em 1915, o uso de gás cloro contra os inimigos. Sua idéia foi posta em prática na Batalha de Ypres, na Bélgica. Ainda na Primeira Guerra Mundial, o gás mostarda foi usado pelos alemães contra os inimigos e os ingleses e franceses utilizaram gases do sangue. Estima-se que nessa guerra houve mais de 100 mil mortos vítimas de armas químicas.

Após a Primeira Guerra Mundial, em 1925, o Protocolo de Genebra procurou limitar o uso de armas químicas, mas elas continuaram a ser utilizadas em vários conflitos do século XX. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, os nazistas usaram o Zyklon B e o gás cianídrico no extermínio de judeus.

Em 1972, a Convenção de Armas Biológicas e Químicas proibiu a produção e estocagem de armas químicas e biológicas no mundo, mas, desde então, houve casos de desrespeito a essa lei, como durante a invasão do Afeganistão pela ex-URSS, na luta dos iraquianos contra os curdos e na Guerra do Golfo.

Agente laranja
Desfolhante usado na Guerra do Vietnã pelas tropas norte-americanas e sul-vietnamitas. Calcula-se que tenham sido lançados 45,6 milhões de litros do produto durante os anos 60, cobrindo dez por cento do território do Vietnã.
Categoria: Desfolhante
O que causa: Derruba as folhas das árvores, impedindo que os soldados se escondam na mata. Causa sérios danos ao meio ambiente.

Gás cloro (Cl2)
Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, o cientista alemão Fritz Haber teve a idéia de usar gás cloro para obrigar as tropas inimigas a sair das trincheiras e aceitar o combate a céu aberto. Os alemães lançaram gás cloro no front perto da cidade belga de Ypres. Foi uma devastação — 5 mil soldados franceses desprevenidos foram mortos e outros 10 mil ficaram feridos.
Categoria: Asfixiante
O que causa: O cloro pertence ao grupo dos gases sufocantes, que irritam e ressecam as vias respiratórias. Para aliviar a irritação, o organismo segrega líquido nos pulmões, provocando um edema. A vítima morre literalmente afogada.
Tratamento: Inalação de oxigênio úmido e intubação traqueal ou traqueostomia em pacientes com obstrução das vias aéreas ou hipoxemia grave.

Gás cianídrico (HCN)
O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi utilizado pelos nazistas para o extermínio de judeus em câmaras de gás.
Uma curiosidade: o cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico. Por isso, foi utilizado na Segunda Guerra Mundial como uma alternativa de suicídio rápido em situações de emergência. O líder nazista Goering, por exemplo, suicidou-se engolindo uma dessas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger